Esta proposta foi idealizada em 1998 pelo professor de Educação Física e guia credenciado da Embratur, Marcelo Nogueira de Oliveira, formado na Universidade Gama Filho e hoje radicado na Barra da Tijuca, ministra aulas de natação desde 1987, em Condomínios e escolas da região, além de promover eventos esportivos.
A princípio esta iniciativa tinha por finalidade oferecer aos seus alunos de natação e amigos mais uma opção de entretenimento. Com o apoio da NET e da AZ Office este projeto ganhou nova dimensão e hoje atinge um número significante de caminhantes cadastrados e está aberto a toda comunidade
 
OBJETIVO
Batendo Perna pelo Rio tem por objetivo promover saúde e proporcionar a sociabilização dos participantes através da prática de exercícios físicos ao ar livre (caminhadas) por caminhos e recantos do Rio de Janeiro, onde a exuberância da natureza é capaz de tirar o fôlego. Além disso, visa conscientizar os participantes da importância da preservação do nosso patrimônio natural e histórico, formando cidadões conscientes e criticos.
 
A QUEM SE DESTINA
Batendo perna pelo Rio se destina aos jovens e adultos que tenham interesse e condição física para caminhar por trilhas em contato direto com a natureza, e que respeitem o meio ambiente.
 
LOCAIS DOS PASSEIOS
Todos os passeios sugeridos estão situados em matas urbanas, dentro de parques florestais da nossa cidade. O que facilita o acesso ao início das trilhas e torna os passeios mais seguros. No entanto existe a possibilidade de alguns passeios serem realizados fora da cidade.
 
RESPONSABILIDADE
Cada participante deverá assinar um termo isentando os organizadores, patrocinadores e guias de qualquer responsabilidade ou culpa por eventuais acidentes, livrando-os de futuras ações judiciais, além de declarar-se apto fisicamente para realizar esse tipo de atividade.